terça-feira, 22 de abril de 2008

Update from Africa

Apenas estou aqui há 4 dias mas já parece muito mais tempo!!!

Os concertos finalmente começaram!!! A partir de agora, é mesmo a sério e anda tudo a correr de um lado para o outro porque, naturalmente, não há muitos pianos disponíveis em Moçambique (apenas 3...) e é preciso conjugar as cantoras com os trios, o clarinete, os concertos a solo... Enfim! Não é fácil e, por estes lados, ainda menos.. E pr vezes há que parar, take a deep breath... and start again!!

Ontem e hoje foi só ensaios e mais ensaios... Estou abismada com a mezzo soprano Sonia Mocumbi, é uma cantora impressionante com uma vez fenomenal!!! Vamos fazer,entre outras coisas, uns espirituais negros que vão deixar o pessoal de boca aberta!!

Depois da mudança da Lua tivemos um dia de chuva e vento, mas hoje já tá bom outra vez! De nada me vale, só agora consegui parar e já está a anoitecer...
Ontem fomos late night ao Piri-Piri, aberto até tarde e ideal para a ceia dos músicos depois dos concertos! Passamos bons momentos à conversa com o nosso motorista, o Rafael, moçambicano de gema!! Ontem o ambiente aqui do Festival finalmente melhorou, com toda a gente mais relaxada e com a habitual adrenalina pós-concerto! Até a Moira relaxou ;))

Durante a semana a cidade é muito mais engraçada e animada! Apesar do pouco tempo consigo aperceber-me, entre ensaios e mais ensaios e corridas entre o Teatro Avenida, o Centro Franco-Moçambicano 8e aquela casa particular de um americano onde estivemos hoje, no bairro chique, com guarda à porta, cerca electrificada e um piano meio tom abaixo que nos impossibilitou de tocar a Sonata de Bernstein!! Que corte!!!), tenho-me apercebido, dizia eu, da vida desta cidade, com permanentes vendas nas ruas de tudo e mais alguma coisa, os chapas (autocarros daqui) apinhados, o trânsito caótico... Enfim, tudo o que eu esperava antes de cá chegar!!

Já fizemos umas encomendas ao nosso motorista, espero que daqui a pouco ele nos arranje o que pedimos: uns paus para branquear os dentes, umas sementes de nao sei quê, e mais...
Dentro de pouco tempo há mais um concerto, desta vez são os noruegueses em duo Vn/Cello... O violoncelista é simplesmente fantástico, além de ter um violoncelo impressionante (emprestado por uma fundação qualquer norueguesa...)
Mais uma vez, a nossa Embaixada Portuguesa é desilusão (para quem ainda se ilude...)...Além de não patrocinar quase nada, nem sequer se interessam nem aparecem aos concerto...Enfim...
Conheci a "nata moçambicana", presidente de Maputo incluído... Mas o que eu queria MESMO, era conhecer o Mia Couto, que espero que me telefone ou apareça num dos concertos! Quem me conhece sabe como eu adoro os seus livros e, além disso, tenho a gravação do Conto Musical "A Lágrima e a Estrela" para lhe entregar, não me canso de dizer, com música fantástica do F. Lapa, além do nosso Ensemble, a Joana Solnado e o Marcantónio! Claro que esta croma também traz uns livros para ele autografar, não fosse eu completamente viciada em literatura portuguesa, africana e sul-americana!!!

Isto ainda agora começou mas eu já estou muito contente e desejosa de cá voltar!!! Tenho pena de ainda não ter tido muito tempo para "curtir" de outra maneira, mas não me posso esquecer que vim cá em trabalho.... E é preciso estar alerta o dia inteiro para conseguir um piano, senão...Já era!!!!

3 comentários:

Magal disse...

Que bom!! Que bom que é ver-te a curtir a cidade, as pessoas, e já a querer voltar! Ainda tens imensos dias pela frente, o estado de espírito é matreiro, mas com certeza que ainda te esperam muitas surpresas! Fico contente por saber que a soprano é fixe, assim deve muita mais pica!

Que tudo te corra bem e que o Mia Couto não te escape. Um dia destes quero a vossa foto por aqui.

Beijos muitos e aproveita!

Magal disse...

Olá amiga,

Que bom!! Que bom que estás a curtir as pessoas, a cidade e já pensas em voltar!

Ainda tens muitos dias pela frente, estado de esp+írito é matreiro, mas com certeza que ainda te aguardam imensas surpresas...

Beijos muitos, não deixes que o Mia te escape. Um dia destes quero uma foto vossa por aqui.

Aproveita muito!!!

Lúcia Rodrigues disse...

Menina linda, AO MÁXIMO!

beijos.